segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A Francesinha...

...é um prato típico do Porto, muitos dizem que é originário de Gaia. Muito resumidamente foi baseada numa tosta francesa (daí o nome), na croque-monsieur, por um cozinheiro imigrante regressado de França nos anos 60 que aproveitou a receita e acrescentou um molho especial com os nossos ingredientes. Não existe receita 'certa' para o molho, que é o segredo da francesinha, mesmo em todas as suas variantes.

A Francesinha é um dos pratos mais populares portuense, tal como as tripas à moda do Porto ou ao Bacalhau à Gomes de Sá.

Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de provar, recomenda-se evitar a todo o custo as francesinhas de shoppings, da cadeia Cascata, ou mesmo as dos chamados 'festivais da francesinha' e isto até mesmo aqui no Porto. Para provar a verdadeira francesinha, recomenda-se os restaurantes ou snack-bars mais tradicionais do Porto, que é exactamente o que este guia vai explorar. Recomenda-se também e obrigatoriamente uma cerveja a acompanhar, de preferência Carlsberg, Heineken, Super Bock Abadia ou Sagres Bohemia.

Vamos começar hoje com a nossa primeira sugestão, e esperamos pelas vossas.

Bom apetite!

Sem comentários: